Um governo ruim pode ser péssimo para as nossas finanças.
Ao deixar o mercado confuso com suas intenções, um governo ruim pode provocar fuga de dólares, frear o consumo, afastar parceiros comerciais, prejudicar as exportações, desvalorizar o câmbio e disparar a inflação.

Mas se você for previdente, você pode, também, lucrar com isto.
Basta comprar moedas estrangeiras que estejam tendo um desempenho melhor do que a moeda nacional.
Mas quando a economia mundial também está passando por problemas, isto pode não funcionar muito bem.
Neste caso, existem umas soluções milenares:
- Ouro
- Prata

Feitos pela própria natureza, o Ouro e a Prata continuam sendo as melhores reservas de valor para se proteger das trapalhadas políticas em nível nacional ou internacional.
Mas atualmente, existe uma nova classe de ativo que merece a nossa atenção: as criptomoedas
3. Bitcoin

O Rei das criptomoedas é o Bitcoin.
Este ativo tem um valor que oscila bem mais que o ouro e prata e qualquer moeda, mas, por ser uma construção coletiva, isto é, por não ter sua produção centralizada como as moedas fiduciárias, o Bitcoin é considerado mais seguro que qualquer outra moeda global vinculada a algum governo e é por isso considerado o autêntico “ouro digital”.
Além disso como ele tem sua cotação internacional em dólar, o investidor brasileiro pode lucrar duas vezes, com a desvalorização do Real frente ao Dólar e com a desvalorização do Dólar frente ao Bitcoin.
4. Euro-dólar
Para nos proteger das trapalhadas da política nacional, podemos quase sempre, investir sem medo numa cesta de moedas de países desenvolvidos como o Euro e o Dólar.

Isto pode dar alguma proteção mas os Estados Unidos e a Europa nos últimos anos também vem passando por diversas dificuldades políticas. Grécia, Brexit e Trump somente nos últimos 4 anos.
5. Yen
Quando o Dólar e o Euro passam por tempos ruins, além do ouro e prata, os investidores costumam correr para as únicas duas economias industrializadas com perfil mais poupador do que os EUA. E que são o Yen japonês e o Franco Suíço.

O Yen acaba sendo uma opção mais acessível para pequenos investidores pois o Japão é uma economia muito maior e é mais fácil abrir uma conta numa corretora no Japão (apesar da dificuldade com a língua) do que abrir uma conta numa corretora na Suíça (onde para abrir a conta você precisa começar com uma significativa bolada).
Continue esse papo com a gente no nosso Fórum no Whatsapp:
Rodrigo Arantes
Analista de Negócios Criativos
Fundador do Instituto #AJOGADA™